Planeta Tierra - GIFMANIA

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Refugiados: entenda por que muitas pessoas estão fugindo de seus países


Entenda o motivo de tantos refugiados nas últimas décadas.
Você já deve ter visto na televisão ou ouvido no rádio que milhões de homens, mulheres e crianças estão sendo obrigados a sair de seus países em busca de abrigo principalmente em algumas regiões da Europa. Essas pessoas são chamadas de refugiados. Os refugiados ficam com tanto medo de permanecer em seu país por causa de guerras ou conflitos internos que são obrigados a fugir por um tempo. Mas não confunda refugiados com imigrantes. Os imigrantes são aqueles que entram num país estrangeiro por escolha, com o objetivo de morar ou trabalhar. Por exemplo, no século XIX, muitos italianos, espanhóis, japoneses e alemães se mudaram para o Brasil para trabalhar.


MAS... E AS CRIANÇAS?
Já imaginou você ser obrigado a sair de sua casa, de uma hora pra outra, deixando pra trás suas coisas, seus amigos e sua escola? É isso que acontece com as crianças refugiadas. A Síria, por exemplo, é um dos lugares mais perigosos do planeta para as crianças, hoje em dia. Em vez de irem à escola, as crianças estão sendo forçadas a lutar na guerra e a fabricar bombas. A guerra na Síria já dura três anos e parece que não vai terminar tão cedo.
Assista o vídeo e entenda o motivo de tantos refugiados sírios.

Ao longo dos últimos quatro anos e meio, mais de 200 mil sírios perderam suas vidas no conflito entre tropas leais ao presidente Bashar al-Assad e as forças de oposição. A violenta guerra já destruiu bairros inteiros e deixou 11 milhões de desabrigados.
O combate entre o governo e a oposição não para. A ajuda humanitária chega esporadicamente a alguns lugares. Milhares de sírios permanecem presos em cidades sitiadas.
A oposição se fragmentou até incluir facções islâmicas com vínculos com a Al-Qaeda, cujas táticas brutais têm causado preocupação e levado à violência até mesmo entre os rebeldes.
E o recente envolvimento da Rússia nos bombardeios contra o grupo extremista autodenominado "Estado Islâmico" (EI) na Síria contribuiu para a escalada de tensão no conflito.
POR QUE, HOJE EM DIA, TANTA GENTE ESTÁ FUGINDO DE SEUS PAÍSES?
É que os países onde os refugiados nasceram estão enfrentando problemas. É o caso da Síria, do Afeganistão e da Somália, entre outros. Os cidadãos desses países estão fugindo de guerras, da pobreza e da violência. Desesperados, eles tentam atravessar o Mar Mediterrâneo para chegar à Europa em barcos improvisados e, infelizmente, muitos deles acabam morrendo.
ENTÃO, O BRASIL TAMBÉM RECEBE REFUGIADOS?
Sim. Atualmente, existem no Brasil 8400 refugiados. Apesar de parecer muita gente, esse ainda é um número pequeno se comparado a outros países. A maioria dos refugiados que, hoje, vivem no Brasil vêm da Síria, da Colômbia, de Angola e da República Democrática do Congo.
O QUE FAZER PARA AJUDAR?
Existem algumas instituições que trabalham para aliviar o sofrimento dos refugiados. Veja abaixo uma lista de instituições que trabalham nessa área. Através delas, você também pode ajudar.

Acnur
A Agência da ONU para refugiados fornece abrigo, água potável, saneamento e assistência médica vital a milhares de pessoas pelo mundo.
Médicos Sem Fronteiras
Esta organização humanitária trabalha no mundo todo para oferecer assistência psicológica e tratamento nutricional. A entidade monta hospitais em campos de refugiados, ajuda mulheres a darem à luz com segurança, vacinam as crianças contra epidemias e fornecem água potável.
Cruz Vermelha
Esta tradicional entidade humanitária ajuda pessoas que sofrem com a violência em zonas de conflito como a Síria.
Cáritas
A Cáritas Brasileira é um organismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ligado a uma rede internacional de assistência. É uma das poucas entidades que prestam serviço de acolhida e integração aos refugiados no país. Há unidades da Cáritas no Rio de Janeiro e em São Paulo. 


fonte:.bbc.com, ebc.com

Exercícios
1) (UNIOESTE) Sobre o fenômeno migratório, leia as afirmativas abaixo:
I. Os movimentos migratórios podem ser espontâneos ou forçados; um exemplo deste último tipo de migração é a dos refugiados de guerra.
II. Pode-se chamar de refugiados ambientais aos migrantes que deixam lugares por problemas ambientais que dificultam as condições de vida, como a seca, a desertificação, enchentes, etc
III. O fator trabalho é uma das razões centrais para os movimentos migratórios. É motivo, por exemplo, para a emigração de brasileiros para os EUA.
IV. A Europa foi um importante foco de imigração a partir do século XV até aproximadamente a metade do século XX, recebendo imigrantes das colônias e ex-colônias, que buscavam as boas condições de vida nas cidades européias. Atualmente, este continente transformou-se em área de emigração, com pessoas que se dirigem em busca de novas oportunidades em outros continentes, como o americano, o africano e o asiático.
V. O Brasil, no século XIX, foi área de atração de imigrantes que buscavam novas oportunidades, sendo o maior grupo o de origem latino-americana (paraguaios, argentinos, bolivianos, etc.).
Assinale a opção que contem as afirmações corretas.
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) III, IV e V.
d) IV e V.

e) V e I.

2) (UFPE) As migrações internacionais vêm ganhando um certo destaque no cenário mundial, já há alguns anos, ou seja, desde a década de 80 do século passado. Contribuíram para esse importante fato, estudado pela Geografia Humana:
1) as desigualdades econômicas regionais.
2) os conflitos bélicos.
3) a destruição do bloco soviético.
4) a formação de blocos econômicos.
5) a nova onda de epidemias.
6) o fim das divergências étnicas.
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 5
b) 3, 4 e 6
c) 1, 5 e 6
d) 1, 2, 3 e 4
e) 2, 3, 4 e 5

3) (UEL) Assinale a alternativa que indica corretamente o processo que ocorre em áreas de perseguições religiosas, políticas ou ideológicas, guerras, conflitos políticos, falta de oportunidade de trabalho no local de origem, concentração fundiária.
a) Atração populacional.
b) Aumento das taxas de natalidade.
c) Crescimento vegetativo.
d) Migrações populacionais.
e) Diminuição das taxas de mortalidade.

4) (FUVEST) Tendo em vista a dinâmica mundial dos movimentos migratórios na atualidade, qual das afirmações a seguir pode ser considerada correta?
a) As graves crises econômicas e políticas que estão ocorrendo na África, têm feito com que as fronteiras de alguns países sejam palco de afluxo de milhares de refugiados, produzindo o que podemos chamar de "fronteiras em caos".
b) A fronteira que separa a Europa do Noroeste da África mantém a mesma abertura da década de 50 e essa situação é de suma importância para o fluxo migratório em direção à Europa.
c) Na África, as migrações entre países pobres não encontram impedimentos por parte dos Estados, fato que provoca uma grande mobilidade da população em todo o território africano.
d) As migrações oriundas da região do Caribe, em direção à América do Norte, não conhecem nenhum tipo de obstáculo, fato que tem contribuído para o aumento dos fluxos migratórios.
e) As "fronteiras abertas" dos países da Europa Ocidental têm permitido o livre fluxo de imigrantes oriundos, principalmente, dos países do Caribe e da África que apresentam graves problemas econômicos.























Gabarito:

1)A    2)D  3)D  4)A

Nenhum comentário:

Postar um comentário